Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

História

QUEM SOMOS

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) é uma sociedade sem fins lucrativos que promove e representa a especialidade no Brasil. Fundada em 1949, completa 70 anos em 2019.


A Federação, também, emite o Título de Especialista em Gastroenterologia,
conforme normas estabelecidas pela AMB e reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)

A FBG realiza anualmente um dos maiores eventos da especialidade no 
continente Latino Americano: a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD).

 


  • Representa 23 Federadas 
  • Congrega 6.326 associados
  • Participa, juntamente com 64 especialidades reconhecidas, do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB) 
  • A FBG é filiada a Associação Interamericana de Gastroenterologia (AIGE)
  • Organização Mundial de Gastroenterologia (OMGE). 


Missão

  • Promoção de ações que busquem a melhoria da qualidade da atuação dos profissionais médicos na gastroenterologia.
  • Promoção de palestras, seminários e eventos educativos voltados a comunidade médica no sentido de difusão da Especialidade e Divulgação das tecnologias utilizadas no tratamento das doenças do Aparelho Digestivo.
  • Incentivo à pesquisa científica no tratamento e busca de novas tecnologias através de prêmios e fundos de pesquisa.
  • Apoiar e unir as Sociedades locais que representam os interesses de seus sócios no exercício de sua profissão.
  • Estabelecer uma interação de excelência entre Federadas regionais, Entidades de Especialidades, Órgão Públicos e de Ensino e comunidade, procurando sempre estreitar esses vínculos através de nossa credibilidade, transparência e responsabilidade.
  • Atender as exigências da atualidade ao conceder o Título de Especialista em Gastroenterologia, honrando o código de Ética.

A nossa missão refina a nossa determinação para obter a excelência. É uma promessa que fazemos mutuamente e ao mundo que servimos.

 


Valores

Ética - Conduta que adota os padrões de honestidade, moralidade, universalidade e clareza com os compromissos em favor da especialidade e associados.

Transparência - Atuação igualitária e isenta no desenvolvimento, da concepção a execução das ações associativas.

Conhecimento - Incentivo permanente a pesquisa e aplicação de novos conhecimentos e prol da gastroenterologia.

Atualização - Compromisso com o aprimoramento e a ampliação de novos métodos e tecnologias para a especialidade.

Competência - Ser referência para especialidade, levando atividades de modo a ampliar a participação da sociedade na atuação junto ao especialista visando a valorização do mesmo.



Atuação
A FBG atua por meio de suas Comissões junto a Associações, como a Associação Interamericana de Gastroenterologia (AIGE) e Organização Mundial de Gastroenterologia (OMGE), e a Comitês médicos e científicos, como o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), Sociedade Brasileira do Pâncreas e Núcleo Brasileiro para Estudos do Helicobacter pylori e Microbiota.

E reconhece todas as residências médicas acreditadas pela comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e cursos de Especialização com duração de dois anos voltados para a formação profissional do médico para atuar nessa especialidade.

Anualmente, a FBG também realiza concursos para obtenção de Título de Especialista em Gastroenterologia, com o objetivo de certificar os profissionais para o exercício da especialidade, de acordo com as Resoluções nº 2.148/2016 e 2.149/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM).


Projetos e Iniciativas
O associado FBG conta com uma série de benefícios, como a Universidade FBG, a Biblioteca RIMA, revistas impressas da área e parceria com fornecedores. Além disso, o associado tem a visibilidade de ser membro de uma entidade que representa a Gastroenterologia mundialmente, sendo filiada à WGO e à OPGE.

A Universidade FBG é um espaço exclusivo repleto de conteúdos acadêmicos focados na evolução do desenvolvimento em Gastroenterologia. O espaço oferece aos associados inúmeras oportunidades de conhecimento científico para o associado seguir investindo na sua evolução profissional. Como salas de aula on-line com as últimas atualizações da SBAD, cursos on-line (Gastrão e Doenças Funcionais), e discussão de casos clínicos, resumos comentados, guidelines atualizados, últimos consensos das doenças do aparelho digestivo e banca de teses.

A Biblioteca RIMA conta com amplo acervo e livre acesso a artigos de revisão nas áreas de Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Hepatologia e Clínica Médica; mais de 2.200 revistas, entre elas, Gastroenterology, American Journal, Alimentary, Hepatologie, Endoscopy e The Lancet.

Através do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Gastroenterologia (FAPEGE), a FBG promove diversos programas de Educação Continuada e promoção à pesquisa.  São realizados diversos Cursos de Atualização da FBG em formato presencial, com inclusão ou não de interativos para participação de sócios de vários Estados brasileiros. Outra atividade do FAPEGE é coordenar o conteúdo científico do site, das grades científicas de todos os cursos ministrados com a Chancela da FBG, cursos à distância (internet), além da grade científica da FBG durante a SBAD.

A FBG também apoia graduandos, por meio das Ligas Acadêmicas vinculadas à Federação, e residentes de todo o Brasil.

Também os jovens gastroenterologistas, que são profissionais médicos residentes, estagiários, especializando ou pós-graduado em Gastroenterologia Clínica ou Cirúrgica, Hepatologia e em Endoscopia Digestiva, em programas reconhecidos pelo MEC ou pela FBG. O médico em treinamento nas modalidades mencionadas acima pode participar do Projeto Jovem Gastro pelo período de seis anos, contados a partir da data de sua conclusão no curso de Medicina.

O Programa Jovem Gastro foi uma iniciativa da FBG, lançada em 2010, que teve como objetivo principal promover a consciência associativa do jovem especialista, além de fornecer instrumentos para a sua formação profissional, por meio da a educação continuada na área de Gastroenterologia e do apoio para participação em eventos médicos e científicos.

Para os estudantes, residentes, jovens gastro e demais associados, a FBG possui duas publicações científicas, a GED - Gastroenterologia Endoscopia Digestiva, editada em parceria com outras entidades médicas e científicas e indexada em bases de dados como a Lilacs, Scopus, Embase/Excerpta Médica, Latindex e Adsaúde, e a Revista Arquivos de Gastroenterologia, além do Boletim Informativo da Federação “Revista FBG.

Além disso, a FBG realiza anualmente, em parceria com outras instituições médicas e científicas, a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), maior evento da especialidade na América Latina. 


A História



Clique Aqui para acessar a história completa


Presidentes / Gestão - Congressos Brasileiros e SBAD