Não é associado? Associe-se

Phmetria esofágica

Publicado em: 27/06/2017

O que é Phmetria esofágica?
Seu médico suspeitou que você está com Doença de Refluxo Gastroesofagiano (DRGE) e solicitou uma pHmetria esofágica para você. O símbolo pH significa Potencial Hidrogeniônico, um índice que determina a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. 
Qual a finalidade do teste?
Como nem todos os pacientes com DRGE apresentam sintomas característicos ou alterações inflamatórias na endoscopia, e muitos não estão respondendo adequadamente ao tratamento, há necessidade da realização da pHmetria com a finalidade de determinar se há, realmente, refluxo maior do que o normal, e se algum dos seus sintomas pode estar relacionado com refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Outra finalidade do teste é avaliar se o refluxo se limita à porção do esôfago mais próxima do estômago ou se atinge a garganta.
Como é feito o preparo para a pHmetria?
Uma vez que o exame consiste na introdução do cateter através da narina, faringe e esôfago, até o estômago, algumas pessoas poderão apresentar náuseas e vômitos, o que será um problema se o estômago estiver cheio. Portanto, é necessário que você esteja em jejum de pelo menos 4 horas no dia do exame. Antes de iniciar o procedimento, será colocada pequena quantidade de Xylocaina geléia (um anestésico tópico) na narina a ser utilizada para introdução da sonda, de forma a diminuir sua sensibilidade. Importante que homens ou mulheres estejam vestindo blusas com botões que abrem na frente.

Alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame, conforme descrevemos abaixo:

. Medicamentos para o estômago à base de: Omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol, devem ser suspensos 10 dias antes;

. Medicamentos para o estômago à base de: Cimetidina, ranitidina e famotidina devem ser suspensos 3 dias antes;

. Antiácidos (Mylanta plus, Maalox plus, Kolantyl, etc.) devem ser suspensos 24 horas antes;

. Medicamentos para náuseas à base de Bromoprida, Metoclopramida, Domperidona, devem ser suspensos 24 horas antes.
Como a pHmetria é realizada?
O medico ou uma enfermeira deverá inserir uma sonda de fino calibre, através da narina e do esôfago (Figura 1). Poderá haver desconforto no nariz ou na parede posterior da faringe durante a inserção da sonda, podendo provocar náusea ou vômito. Uma vez inserida a sonda, não haverá qualquer interferência com a respiração, fala ou alimentação. Se necessário, você poderá assoar seu nariz e tossir. Uma vez inserida a sonda na altura desejada, ela será fixada na sua face por uma fita adesiva para que seja mantida no lugar adequado. Ela está conectada a um monitor compacto que ficará pendurado em seus ombros ou preso a um cinto. O equipamento é composto, ainda, por um eletrodo que será fixado à pele de seu tórax. O conjunto da sonda e do eletrodo externo estarão conectados com o monitor.
Instruções para monitorização e gravação dos eventos
O monitor que você estará portando armazena os valores de pH esofagiano durante 24 horas. Como parte importante do exame, você será solicitado a registrar eventos e atividades em um diário que lhe será fornecido. Neste diário há espaços específicos onde deverão ser registrados os horários de: alimentação, posição deitado/em pé  e sintomas que porventura surjam, tais como azia, além de outros sintomas como vômitos, regurgitação (golfada), tosse, dor no peito e chiado no peito. Os horários anotados deverão ser os do relógio do monitor. É recomendado, também, que você tenha um relógio acertado com a hora do monitor, para evitar manusear o aparelho. Além disso, registre todas as bebidas alcoólicas ou não alcoólicas que ingerir, assim como os medicamentos que utilizar. 
Atividades que não devem ser realizadas
O exame de pHmetria deve ser realizado com o paciente mantendo uma atividade diária o mais próximo do normal possível. Apesar disto, há algumas coisas que não são recomendadas. Não tome banho de chuveiro nem mergulhe enquanto estiver com o monitor. Não passe por detector de metais ou aparelhos de Rx em aeroportos. Não se aproxime a uma distância menor que 1metro de microondas em funcionamento. Se a fita adesiva cair, substitua por outra.
Restrições dietéticas
Evite comer ou beber frutas e sucos cítricos em geral.
Sua dieta deverá ser, de resto, dentro dos padrões que usa habitualmente. Se lembre de registrar cada coisa que puser na boca como chicletes e balas.
Tabagismo
É permitido durante a pHmetria. É necessário, no entanto, cuidado no momento de acender o cigarro, uma vez que poderá queimar a sonda.
Conduta na hora de dormir
Quando for se deitar, você deverá manter o monitor na cintura.
Dúvidas, emergência ou problemas
 
Ligue para seu médico  a qualquer dúvida, problemas ou maior sinal de desconforto. Se houver necessidade de remover a sonda numa emergência, você mesmo poderá retirá-la puxando-a lentamente para fora do nariz. Não tente recolocá-la. Lave com água, inclusive o eletrodo que fica no peito, retirando a pasta que está nele. Coloque-a num saco plástico e leve-a para seu médico.