Não é associado? Associe-se

Nota de repúdio – Matéria Super Interessante

Publicado em: 03/07/2018

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), representada pelo seu presidente, Dr. Flavio Quilici, externa publicamente o apoio às notas de repúdio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), sobre o desserviço prestado pela revista Super Interessante ao veicular a matéria “Erro médico – ele é mais comum do que você pensa”, na edição 391, de julho. 

A FBG considera o conteúdo alarmista e preocupante ao responsabilizar médicos e outros profissionais de saúde por eventuais erros que estão aquém de suas atribuições, sem chamar a devida atenção para os reais problemas do sistema de saúde brasileiro, especialmente a rede pública: falta de equipamentos; falta de medicamentos e recursos adequados; má remuneração; excesso de carga horária e falta de segurança, entre outros.

A reportagem considera casos específicos e estudos limitados para colocar em xeque a relação médico-paciente, responsabilizando mais de 450 mil profissionais. A FBG reforça seu compromisso e olhar crítico sobre equívocos exercidos na prática médica e que, eventuais falhas, devem ser apuradas e os responsáveis devidamente punidos de acordo com as leis vigentes.