Não é associado? Associe-se

FBG aprova o Estatuto para o Século XXI

Publicado em: 13/11/2017

Durante a XVI SBAD a FBG aprovou o seu novo Estatuto, documento que teve sua reformulação encabeçada pelo Dr.  Eli Kahan Foigel, que é Secretário Geral da Federação, em parceria com corpo jurídico especializado.

Entre as novidades do Estatuto, que vem sendo chamado “Estatuto para o Século XXI”, estão modernidades como a votação eletrônica para nova diretoria, recurso que já será aplicado na eleição de 2018. As demais novidades em destaque, são:

- As Federadas afiliadas à FBG poderão tornar-se Capítulos, opção que as exime de responsabilidades jurídicas e compromissos financeiros. O estado brasileiro que optar por esta nova modalidade poderá voltar a ser Federada a qualquer momento através de assembleia;

- Duas novas modalidades de associados passam a fazer parte do quadro da FBG: Jovem Gastro e Médico Internacional;

- O sócio titular que completar 70 anos de idade será isento do pagamento da anuidade da FBG, e ainda assim continuará desfrutando de todas as vantagens de um associado.  Já são 238 os médicos que serão beneficiados com esta nova regra assim que o estatuto entrar em vigor;

- O presidente que for eleito para um próximo mandato fará parte da diretoria da gestão atual da FBG;

- Novas comissões passam a fazer parte da FBG, sendo elas Fapege, Ensino e Treinamento, Estatuto e Eleitoral, Etica e Defesa Profissional, Titulo e Especialista, e Jovem Gastro.

“Todo o estatuto sofreu alteração, sendo estas as principais mudanças”, afirma Dr. Eli, que completa dizendo que a nova versão do documento que rege a FBG deverá entrar em vigor até 2018.