Não é associado? Associe-se

Primeiro dia da SBAD celebra união da especialidade com marca histórica de 7.204 congressistas

Autor: FBG | Publicado em: 17/11/2018

União, atualização científica e profissional e celebração das especialidades que lidam com a saúde do aparelho digestivo. Essa foi a tônica deste primeiro dia da XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, XXXVI Semana Panamericana de las Enfermedades Digestivas. Juntos em 2018, os dois eventos se tornaram o maior Congresso médico da América Latina da especialidade.

“Somos hoje 7.204 congressistas de 34 países, acompanhando uma grade com 617 palestrantes nacionais, 118 internacionais e 1.722 trabalhos científicos. Celebramos nesta data um processo de cinco anos de intensa preparação, tendo como maior e principal objetivo cada um de vocês aqui hoje”, foi com estas palavras que o Dr. Flávio Quilici, presidente da FBG e da SBAD 2018, abriu seu pronunciamento na cerimônia de abertura que coroou este dia 17.

Ele também agradeceu ao trabalho conjunto das sociedades que definiu como irmãs da Federação Brasileira de Gastroenterologia, SOBED e CBCD, além das parceiras internacionais, OPGE e SIED. “Um evento dessa magnitude só foi possível com a parceria das nossas irmãs brasileiras e sulamericanas, graças ao empenho das equipes de coordenação científica que não posso definir de outra forma senão como meus amigos”, pontuou.

A celebração desse empenho se deu por meio de uma extensa e intensa grade científica durante todo o dia nos pavilhões do Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Na Sala 02, o Curso Internacional de Doença Diverticular dos Cólons trouxe uma ampla gama de assuntos em conferências e mesas-redondas abordando temas como a influência de diferentes tipos de dietas na patologia, relação de hábitos como alcoolismo e tabagismo na doença . Além disso, os especialistas ainda discorreram sobre como sedentarismo, obesidade, atividade física e mesmo perfil socioeconômico influenciam na doença diverticular. O italiano Dr. Giovanni Brandimarte ainda apresentou a conferência “Impact of diverticular direase: general point of view”.

Já a Sala 03, por sua vez, recebeu o 4º Simpósio Brasileiro do Jovem Gastro, realizado em conjunto com o 2º Simpósio Panamericano de Jovem Gastro. A Dra. Nelma Pereira de Santana traçou um panorama do Jovem Gastro, iniciativa da Federação Brasileira de Gastroenterologia criada para dar suporte aos especialistas que trilham seus primeiros passos na especialidade. Para ajudá-los nessa tarefa, as mesas-redondas trouxeram temas como Profissionalismo Médico, Publicidade Médica, Educação para a cultura da segurança do paciente e estratégias de enfrentamento para a Síndrome de Brunout, comum em médicos que iniciam suas carreiras em ambientes de intensa pressão.

A programação seguiu com as conferências e discussões a respeito do Choosing Wisely Brasil (CWB), iniciativa que busca incentivar escolhas sensatas em saúde levando em conta pontos de vista práticos para a indicação ou não de intervenções, exames e terapias. O Dr. André Castro Lyra apresentou a implantação do Choosing Wisely no Serviço de Gastroenterologia do Hospital São Rafael, na Bahia, e o Dr. Raul Carlos Wahle trouxe uma conferência a respeito da consulta aberta para a definição das recomendações conjuntas da FBG para o CWB.

Foram selecionadas 9 recomendações para votação dos Gastroenterologistas com o objetivo da definição das 5 finalistas que comporão o documento da FBG para o Choosing Wisely Brasil. A votação é online e pode ser feita facilmente pelo formulário: www.bit.ly/CWB_FBG

Ainda na Sala 02, o Dr. Flávio Quilici, presidente da FBG, apresentou a conferência "Microbiota Intestinal e o Futuro". Ele trouxe um panorama histórico e científico do estudo dos micro-organismos intrínsecos ao Sistema Digestivo humano, além das mais recentes descobertas da relação da microbiota e doenças como câncer, depressão e até doenças sistêmicas.

Na Sala 17 aconteceu o Curso GEDIIB: as doenças inflamatórias intestinais na atualidade brasileira. Durante todo o primeiro dia da #SBAD2018, especialistas se revezaram em mesas-redondas e conferências para discutir diagnóstico e tratamento das DII. Destaque para a conferência internacional do Dr. Claudio Fiocchi (EUA): "As doenças inflamatórias intestinais na atualidade mundial: porque e como aparecem?".

A XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo vai até o dia 20 de novembro, no Transamerica Expo Center, com intensa programação científica e atualização profissional. As inscrições ainda podem ser realizadas no local. Toda a cobertura dos destaques da Federação Brasileira de Gastroenterologia pode ser acompanhada em tempo real pelas mídias sociais da FBG e pela tag #FBGNASBAD