Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Palavra do Presidente

Autor: FBG | Publicado em: 23/12/2019

Noite Feliz! Um presente para toda a humanidade.

2019, já um pouco cansado, caminhando rapidamente, em breve alcançará o jovem 2020 que, se mostra cheio de entusiasmo para iniciar os seus projetos nos próximos 365 dias. 2019 caminha pensativamente, lembrando tudo que realizou nos mais de 350 dias que que já se passaram. Orgulhosamente sorri e diz para si mesmo "Estou feliz, porque consegui fazer muita gente feliz. Acredito que mais de 95% do que foi planejado, foi realizado com êxito".

Chegando junto a 2020, lhe entrega o relatório de suas atividades. Ao recebê-lo, o jovem 2020 agradece e o congratula, prometendo trabalhar com afinco e entusiasmo para não decepcionar aos 23 filhos* que fazem dele sua razão de ser e que lhe proporcionaram imensas alegrias.

Neste momento abraçados, 2019 e 2020 recordam que em 1818 na pequena aldeia de Oberdorf na região de Spachbach, o padre Joseph Mohr, enfrentou um sério problema em razão da quebra do órgão de sua capela. Temendo por um fiasco da cantata na noite de Natal, se lembrou de um poema que havia feito, e foi a procura de seu manuscrito. Encarregou a um humilde músico chamado Franz Xaver Gruber para fazer a música de seu poema. A canção foi cantada na missa do Galo, acompanhado pelo violão de Gruber. Mas afinal que música foi esta?

Sim! foi Stile Nach (Noite Silenciosa em alemão), que foi traduzida para o português como Noite Feliz. Esta música se espalhou por todas as igrejas da Alemanha e hoje esta traduzida em mais de 50 idiomas. O que começou como um momento de pânico terminou como um presente de Natal para toda a humanidade.

Assim meus amigos e amigas, companheiros e companheiras, lembrem que ao ouvir Noite Feliz, ela se iniciou como um momento de pânico para trazer depois uma enorme alegria.

Que nossos momentos difíceis sejam uma ferramenta de esperança para o futuro.
Um Feliz Natal a todos. Que 2020 seja um ano abençoado para todos nós!
Seguimos Juntos pela Gastro.


Schlioma Zaterka
Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Assista a canção Noite Feliz na Versão de André Rieu - Assistir agora

*Federadas