Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

SBAD 2019 - O Maior Congresso de Gastroenterologia da América Latina

Autor: Federação Brasileira de Gastroenterologia | Publicado em: 02/07/2019

Conversamos hoje com o Dr. Sérgio Pessoa, coordenador do FAPEGE e responsável pela grade científica da SBAD, e falaremos sobre alguns dos motivos para que você garanta a sua participação no maior evento de Gastroenterologia da América Latina.

Como acontece a definição da grade científica do evento?

Dr. Sergio: É um processo longo e meticuloso, que teve início em março. O primeiro passo foi uma reunião entre representantes da FBG, SOBED, CBCD e CCM (empresa organizadora). Juntos analisamos o centro de eventos que receberá a SBAD a fim de definirmos quantas salas são destinadas a cada entidade. 

 

O passo seguinte é definir uma grade padrão da programação que toca à FBG. Nessa fase, discutimos o número de mesas redondas e conferências que caberão nessa grade. Partimos então para definição de temas que serão abordados e, no final, escolheremos os palestrantes para cada um desses temas.  

 

Vale ressaltar que neste ano serão convidados apenas associados da FBG que estejam rigorosamente em dia com suas contribuições, o que achamos justíssimo! 

 

Quantas pessoas estão envolvidas nesse processo?

Dr. Sergio: O processo todo envolve muita gente. Em algum momento, participam desse trabalho toda a presidência e a diretoria da FBG, bem como os membros do FAPEGE, representantes dos departamentos da FBG, colaboradores da Federação, representantes da hepatologia e funcionários da CCM. 

 

Cabe a nós tentar coordenar tudo isso. O trabalho é árduo, mas facilitado pela abnegação, competência, solidariedade e amizade de todos, que têm a minha gratidão.

 

Quais pontos são levados em consideração a fim de definir a grade científica do evento?

Dr. Sergio: Os temas escolhidos são os mais relevantes e polêmicos do momento. A ideia é que contemplem as várias áreas da gastroenterologia moderna, sejam doenças inflamatórias intestinais, distúrbios da motilidade digestiva, H. pylori, microbiota e até temas de hepatologia.


Qual a importância de um encontro do tamanho da SBAD para a especialidade?

Dr. Sergio: A SBAD hoje é uma grande marca e faz parte da agenda da maioria dos gastroenterologistas do Brasil. É a maior fonte de atualização da gastroenterologia brasileira. Local onde a indústria farmacêutica e de aparelhos médicos têm a maior oportunidade de divulgar produtos ligados à gastroenterologia. E o mais importante: é o local onde ocorre o grande congraçamento anual da especialidade brasileira e onde amizades são constantemente renovadas, refeitas e iniciadas!

Nos vemos na SBAD 2019! 

 

Dr. Sergio Pessoa 
Coordenador do FAPEGE