Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

Coronavírus - O que você precisa saber

Autor: Federação Brasileira de Gastroenterologia | Publicado em: 13/03/2020

As infecções pelo Novo Coronavírus costumam ser leves a moderadas e lembram bastante um resfriado comum, mas alguns pacientes podem apresentar casos graves com complicações.  

Até a tarde desta sexta-feira, dia 13 de março, foram confirmados 151 casos do COVID-19, sendo que o País ainda tem outros casos em investigação.  

Segundo análise divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa de mortalidade geral do coronavírus é de 2,3%, enquanto que nos pacientes com câncer essa taxa fica em torno de 5,6%.  

Outro ponto de atenção os idosos, grupo que apresenta taxa de mortalidade em torno de 8% no grupo etário acima de 70 anos e de 14,5% em pessoas com mais de 80 anos.   


Como prevenir a doença?  

Existem atitudes que todos devem fazer para evitar a proliferação da doença, como:  

- Higienizar as mãos com água e sabão e/ou usar álcool em gel; 

- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; 

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal; 

- Evitar aglomerações.  


Sintomas e diagnóstico 

Os sintomas do Coronavírus são semelhantes ao da gripe comum. Em geral, febre e tosse e, em alguns casos, falta de ar e dificuldade para respirar. A febre, todavia, nem sempre se faz presente em todos os casos.  

Existe um exame específico para o diagnóstico do COVID-19, mas ele apenas indica  indivíduos que preencham as definições de caso suspeito. O médico é quem irá determinar a necessidade de internação.