Ação Social Notícias

MARÇO AZUL: Saúde é prevenção!

Prevenção é saúde: Brasil pode controlar a incidência do câncer de intestino

O câncer de intestino é um dos mais letais no Brasil e ocupa a terceira posição entre os tipos com mais alta incidência no País. No final de 2022, essa doença ganhou destaque pela inestimável perda de Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei Pelé, e por outras celebridades que anunciaram diagnóstico positivo. À dor dessas personalidades e suas famílias, junta-se o sofrimento de milhares de brasileiros anônimos que enfrentam a mesma luta e coloca para nós, médicos, o dever e a responsabilidade de alertar a população: prevenção é saúde e o câncer de intestino pode ser evitado.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostram que, em 2020, mais de 20 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto. O Inca estima em 45.630 os novos casos de câncer de cólon e reto no Brasil para cada ano do triênio de 2023 a 2025 – o equivalente a mais de 136 mil pessoas. Embora possa ser prevenido, no Brasil 85% dos casos são diagnosticados já em fase avançada, quando a chance de cura é menor.

Cerca de 90% dos casos de câncer de intestino têm origem em um pólipo, lesão decorrente do crescimento anormal da mucosa do intestino grosso. Inicialmente esse tipo de lesão é benigna, mas pode crescer e se tornar maligna. É por isso que alertamos para a importância da colonoscopia, exame de imagem que permite visualizar o interior do intestino, essencial para um diagnóstico precoce.

Compromisso com a prevenção ao câncer do intestino O câncer de intestino continua ceifando vidas no Brasil. A despeito de a prevenção requerer exames simples, esse é um dos três tipos de câncer mais letais em nosso País, impondo sofrimento a milhares de pacientes e suas famílias todo ano. Para enfrentar e reverter esse cenário é preciso alertar a população e o poder público: saúde é prevenção. Com esse objetivo, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) uniram esforços em nova força-tarefa para levar essa mensagem aos brasileiros e lançar a campanha Março Azul 2023.

Saiba mais sobre a campanha: Acesse o Março Azul

Projeto Futuro FBG