Institucional

Estudo Infecção por H. pylori nos gastroenterologistas brasileiros

A FBG quer fazer um importante convite para você!

 

Em parceria com a UFMG, promoverá durante a SBAD 2022 um estudo pioneiro intitulado “Infecção por H. pylori nos gastroenterologistas brasileiros: prevalência, métodos diagnósticos e atitudes terapêuticas”.  Trata-se de uma pesquisa entre nossos associados, onde procuraremos estudar a presença da infecção pelo Helicobacter pylori, bem como o conhecimento dos hábitos, métodos diagnósticos, conduta clínica e terapêutica por parte dos colegas gastroenterologistas frente à infecção por este microrganismo.

O projeto será desenvolvido durante a SBAD e envolverá 300 sócios da FBG proporcionalmente distribuídos entre as cinco regiões do país. A presença de H. pylori será investigada através do teste respiratório com ureia marcada com carbono-13, método não-invasivo, rápido (15min), seguro, e com acurácia superior a 95%. A participação no estudo poderá se efetuar independentemente de tratamentos prévios ou não para infecção por H. pylori.

Os testes serão realizados em local especificado na SBAD e com agendamento prévio. Os participantes assinarão, após leitura, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preencherão um pequeno questionário com dados demográficos e clínicos relacionados ao estudo. Para participar do estudo será necessário jejum de 1h antes do exame e os participantes não poderão ter feito uso de inibidores de bomba protônica nos últimos 14 dias ou antibióticos nos últimos 28 dias. A duração de todo o procedimento é estimada em 20-25min.

Os testes realizados serão processados no Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte e os resultados comunicados individualmente a cada participante. A análise conjunta dos dados obtidos será publicada em periódico especializado. Aos indivíduos que testarem positivo será oferecido tratamento gratuito, segundo o IV Consenso Brasileiro sobre Infecção por H. pylori.

 

O preparo do exame é simples e requer:

  1. Jejum de pelo menos 1 hora; 
  2. Não ter utilizado Inibidor da Bomba de Prótons (IBP ou PCAB) ou bloqueador H2 nos últimos 14 dias;
  3. Não ter utilizado antibióticos nos últimos 30 dias;”

 

Exclusivo para Associado FBG adimplente com anuidade ano 2022.

Caso seja do seu interesse participar desta importante pesquisa, favor confirmar sua participação através do link: http://bit.ly/ConfirmaçãoTestagemHPyloriFBG

 

Em breve entraremos em contato para esclarecer todas as dúvidas e reforçar as orientações.

II Curso Anual de Gastroenterologia

II Curso Anual