As Doenças Funcionais representam cerca de 30% dos pacientes que nos procuram em nossos consultórios. Embora “sejam funcionais” a sua interferência na qualidade de vida pode atingir níveis inimagináveis.
Que papel desempenharia o Helicobacter Pylori nas queixas do paciente funcional? Que possíveis alterações no eixo do aparelho digestivo-cérebro poderiam explicar os sintomas no paciente com doenças funcionais?
Cerca de 60 a 65% de nossa população está infectada pelo Helicobactet pylori. Por que esta taxa de infecção é tão alta? Quais os riscos de correntes da infecção? É possível prevenir infecção? Como tratar a infecção pelo H. pylori?
O papel da Microbiota intestinal na saúde do ser humano vem sendo intensivamente estudada nos últimos anos. O que pode causar a disbiose? Como podemos cuidar a disbiose?
Essas e muitas outras questões serão amplamente apresentadas e discutidas durante o IV CONGRESSO BRASILEIRO DE DOENÇAS FUNCIONAIS DO APARELHO DIGESTIVO / III CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOTA INTESTINAL E HELICOBACTER PYLORI / II CONGRESSO BRASILEIRO DE MOTILIDADE DIGESTIVA E NEUROGASTROENTEROLOGIA.
Aproveite este momento para ampliar o seu conhecimento sobre os principais temas da Gastroenterologia.