Notícias

Centenário de nascimento do Dr. Jofre Marcondes de Rezende

Dr. Jofre Marcondes de Rezende
Presidente da FBG – Gestão 1963/1964

19 de maio de 2021, centenário de nascimento do Dr. Jofre Marcondes de Rezende (1921-2015).

Pioneiro da medicina em Goiás e renomado gastroenterologista. Nascido em Minas Gerais, radicou-se em Goiás por mais de sessenta anos, no sagrado sacerdócio de curar. Ele concluiu seu curso médico em 1950, na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Especializou-se em Gastroenterologia e, em 1954, transferiu residência para Goiânia, a convite de seu colega Dr. Francisco Ludovico de Almeida Neto. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG e da Sociedade Goiana de Gastroenterologia. Também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília. Deixou dezenas de trabalhos científicos de sua área no Brasil e no exterior. Foi um defensor do cooperativismo de atuação médica; trabalhou até mais de 90 anos, com idealismo e dedicação.

Foi um dos maiores estudiosos da doença de Chagas em Goiás, com importantes avanços no tratamento do mal que tanto assolava nossa população sertaneja. Autor da classificação radiológica do megaesôfago (Classificação de Rezende) que de tão clássica é usada até hoje como orientação clínica e cirúrgica. Amante da língua portuguesa, estudou a terminologia médica, sendo autor do livro Linguagem Médica, referência para trabalhos e publicações na
área até hoje. Amante da história, da literatura e das artes, aliou sua profissão com a sensibilidade, com a pesquisa e com o sagrado dever de curar a dor alheia, do corpo e da alma.

Foi um baluarte, um idealista, que nesse centenário merece nossos aplausos e nossa mais
legítima afeição em forma de saudade.

Texto adaptado da Sociedade Goiana de Gastroenterologia
Confira as publicações nas redes sociais: https://www.instagram.com/p/CPDMJJmnFhr