MANIFESTO CONTRA O PROJETO DE LEI 2.337/2021 – IMPOSTO DE RENDA
A Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG, em representação aos respectivos associados, vem a público manifestar-se contra o Projeto de Lei nº 2.337/21, incluída a versão do Substitutivo, cuja aprovação aumentará a complexidade no sistema tributário brasileiro, fator desencadeador de inúmeros questionamentos judiciais.
As sociedades médicas profissionais são formadas por pessoas físicas, organizadas sob o regime de sociedade uniprofissional- SUP que operam, geralmente, no sistema de lucro presumido.
Como o PL 2337/21 institui a tributação de 20% sobre os dividendos dos sócios e 23,65% sobre a pessoa jurídica, a alteração impactará nos rendimentos da categoria médica, num total de 43,65%.
A mais cara tributação da renda do mundo sobre os rendimentos de uma classe já tão sacrificada. Profissionais liberais que prestam serviços médicos relevantes à população, e que respondem pessoalmente pela prática de seus atos.
Ao lado da AMB, CFM e demais Sociedades de Especialidades Médicas, a Federação Brasileira de Gastroenterologia convoca toda a classe médica para, unida e mobilizada, esclarecer e sensibilizar os parlamentares a fim de evitar a aprovação do PL 2337/21 ou a exclusão da nova regra aos médicos.
Diretoria da Federação Brasileira de Gastroenterologia
Gestão 2021-2022